Blog corporativo: por que criar um para minha empresa?
Ter um blog é uma das ferramentas mais populares do marketing digital. Mas será que vale a pena sua empresa ter um? Afinal, por que ter um blog corporativo? Nós temos a resposta!
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre esse assunto e explicar os motivos pelos quais esse é um veículo realmente útil e eficaz para sua marca. Continue lendo para saber mais e prepare para ter uma nova estratégia para seu negócio/empresa.
O blog corporativo como uma ferramenta de marketing de conteúdo
Para explicarmos porque ter um blog corporativo, é preciso antes falarmos sobre qual é o papel que ele desempenha em uma estratégia de marketing digital. Isso porque o propósito de ter um blog para a sua empresa nem sempre é imediatamente claro.
Essa questão tem a ver com uma modalidade específica do marketing digital, o content marketing, também conhecido como o marketing de conteúdo. Esse tipo de estratégia foca na produção de conteúdos altamente relevantes que, justamente por serem informativos e úteis para clientes e não clientes, atraem o usuário que está de fato interessado no assunto. Trata-se de uma busca que parte dele.
Desse modo, com um blog corporativo, um usuário que pesquise por um assunto relacionado a sua marca pode se deparar com um artigo do seu site. Assim, quando ele clicar e ler o conteúdo, ele vai descobrir que sua empresa existe e que atua nesse segmento. Além disso, ele irá ver que os conteúdos que você produz podem ser úteis para ele, fazendo com que o usuário passe a acessar seu blog frequentemente.
Portanto, essa é a relação que é criada pelo marketing de conteúdo. Seu objetivo principal é gerar e converter leads para o seu negócio. Os conteúdos cumprem a função de acompanhar o usuário. Guiando os na jornada pelo funil de vendas e culminando sempre na fidelização do cliente. Trata-se, então, de uma estratégia a longo prazo que pode produzir excelentes resultados. Sendo assim, embora demore um pouco para você colher os frutos dessa estratégia, vale a pena adotá-la.
Descubra porque ter um blog corporativo
No entanto, mesmo atendendo como o marketing de conteúdo funciona, nem sempre é fácil entender como cada um dos seus benefícios. Ainda mais levando em conta que eles raramente são imediatos. A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles. Confira!
Um blog corporativo melhora sua posição no Google
O Google é um buscador que dá prioridade a sites que são atualizados com frequência e que forneçam boas experiências aos usuários. Sendo assim, um blog corporativo sem dúvida irá ajudar no seu posicionamento nas páginas de resultado de busca. Pois ele ajuda o Google enxergar seu site como referência em um determinado tópico.
É excelente para a imagem da sua empresa
Se você constantemente produz conteúdo útil e gratuito, com certeza os usuários irão reparar. E isso vai refletir positivamente na imagem da sua marca. Afinal, essa produção passa a impressão de que a sua empresa realmente se importa com os consumidores e quer ajuda-los mesmo sem cobrar para isso.
Ajuda a construir autoridade
Um dos efeitos colaterais positivos de ter um blog corporativo é que os usuários passam a ver a sua empresa como uma autoridade no seu campo de atuação. Ou seja, eles veem que você sabe muito sobre aquele assunto. E, assim, passam a encarar a sua marca como uma referência no mercado.
Crie um blog corporativo com a ajuda de uma empresa especializada em criação de sites
Agora que você já sabe por que ter um blog corporativo, chegou a hora de criar o seu. E, para fazer isso, o ideal é que você contrate uma empresa especializada, para poder contar com excelentes profissionais na área. A Cetro Sites é uma ótima opção para ajudar a sua empresa a ter um blog corporativo moderno e de fácil acesso para o leitor. Além disso, a empresa faz sites e lojas virtuais – algo que vem crescendo consideravelmente, segundo a pesquisa sobre os Novos Hábitos Digitais em Tempos de Covid-19, feito pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) – sendo assim, caso precise desses serviços também, vale a pena fazer um orçamento.