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Certificado SSL: 6 motivos para usar no seu site

certificado SSL (Secure Socket Layer) permite que você tenha um site seguro para oferecer aos seus clientes. Ao utilizar esse recurso, sinais visuais expressam claramente ao usuário que o seu site é autêntico e confiável. Mais do que isso, o uso desse recurso oferece benefícios práticos, como um favorecimento no ranking de buscas do Google e uma melhor análise do tráfego do seu site.

Você pode estar se perguntando: como certificado o SSL funciona?. Toda essa segurança acontece graças à criptografia, uma técnica antiga para codificar mensagens que vem sendo aprimorada a cada dia através de um processo que envolve chaves (uma pública e outra privada) para codificar e decodificar o significado dos dados. A criptografia é única para cada par de chaves, e a informação criptografada com a chave pública é acessível somente para quem tem a chave privada correspondente e vice-versa.

É claro que no caso de sites ou aplicativos que administram dados sensíveis, como números relacionados a cartões de crédito ou documentos, o uso do certificado SSL não só é importante como vital. Graças a esse recurso, é possível ter certeza de que os dados trocados não serão interceptados no meio do caminho. Porém, nesse artigo você verá que existem benefícios inclusive para sites que não são lojas online e não dependem diretamente da troca de dados sensíveis.

6 Razões para ativar o certificado SSL

1 – Oferecer segurança de dados

Como citado acima, esse é o motivo principal pelo qual o certificado costuma ser ativado. Além da já citada proteção à troca de dados, o SSL ajuda a evitar a prática de phishing. Esse cybercrime acontece quando hackers enviam e-mails a clientes de determinada empresa imitando comunicações oficiais. Existem duas possíveis formas de ataque: criminosos podem incluir um link no e-mail para seus próprios websites (tentando passar-se pelo oficial) ou podem utilizar o próprio site da empresa oficial como meio para copiar as informações trocadas durante a transação (com um criminoso acompanhando a comunicação). Nos dois casos citados, o SSL pode proteger tanto o cliente quanto a empresa atacada.

2 – Aumentar a relação de confiança

Muitos usuários da web já sabem a importância do SSL; mesmo não o conhecendo pelo nome, muitas pessoas conseguem reconhecer os sinais visuais de um site seguro. Os sinais são vários: o seu endereço web utiliza um “s” a mais no início, passando de http para https. Além disso, quem estiver navegando pode identificar outros sinais, como o símbolo de um cadeado, a cor verde na barra de endereços e um selo de site seguro. Esses sinais comunicam respeito à privacidade e cuidado com os dados de navegação de quem visita seu site, promovendo confiança e estreitando laços com seu público.

3 – Oferecer opção de pagamento com cartão de crédito

Se você tem um negócio cuja forma de pagamento é online, o SSL é recurso indispensável para que você consiga oferecer mais opções de pagamento aos seus clientes. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Paypal, mais de 80% dos usuários utilizam cartões de crédito para pagar suas compras online com segurança. Além de o uso do cartão de crédito proporcionar acesso a pagamento parcelado e sem juros, existe uma segurança inerente associada ao seu uso. Porém, a maioria das operadoras de crédito solicitam o certificado SSL instalado no site para que seja possível integrar seus sistemas e oferecer esse método.

4 – Otimizar SEO

São muitos os fatores de ranqueamento que aparecem no algoritmo do Google.  Desde 2014, o SSL foi anunciado como um dos sinais que beneficiam o posicionamento dos sites. Esse anúncio oficial veio com a promessa da expansão desse fator ao longo do tempo, com a explicação de que naquele momento seria um benefício leve “ganhando um peso menor do que outros fatores, como a qualidade do conteúdo”. Para ter seu site com SSL aparecendo nas buscas, é bem importante tomar certos cuidados, como não bloquear seu site da indexação através do arquivo robots.txt e permitir a indexação de páginas sempre que possível, evitando a tag noindex no seu código.

5 – Dados Analytics mais apurados

Sites que não usam https perdem dados sobre o tráfego que recebem. Se um site que utiliza navegação segura usa um link de referência para um site não seguro, as ferramentas de análise (como o Google Analytics) irão mostrá-lo como um acesso direto, ou seja, como se alguém tivesse digitado o site na barra de endereços. Isso acontece porque sites http não podem receber dados de referência a partir de sites https. Felizmente, o contrário não é verdade. Se você tem um site que utiliza certificado SSL, você será capaz de ver esses dados de referência, não importando se os visitantes vêm de um site seguro ou não.

6 – A instalação é fácil e gratuita

O uso do SSL foi democratizado graças a uma iniciativa chamada Let’s Encrypt. Esse movimento promove o certificado SSL gratuito e open source, sendo utilizado por 3,8 milhões de sites em todo mundo e apoiado por empresas como Mozilla, Facebook e Cisco. Sendo assim, o uso do SSL, que antes era associado a custos com implementação e manutenção, hoje está facilmente acessível.

O uso adequado de tecnologias de segurança pode fortalecer a confiança de seus clientes em sua marca. Entre outras razões práticas, o uso do certificado SSL certamente ganhou espaço e foi impulsionado graças ao projeto Let’s Encrypt. Não perca a oportunidade de utilizar um serviço gratuito e com muitas vantagens que podem ser utilizadas em favor do seu negócio.

Se você não tem um site ou seu site é inseguro, entre em contato com a Cetro Sites, pois podemos resolver ambas situações de forma rápida e eficaz.

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