Como abrir uma loja virtual para atacado?
O mercado de atacado no e-commerce vem crescendo ano após ano. Ainda que o comércio eletrônico em forma de varejo, seja bem mais consistente, a venda online para atacado, que consiste em uma venda para outra empresa ou revendedor, vem tendo um crescimento significativo, se tornando hoje em dia uma grande aposta no setor.
Neste conteúdo, abordaremos primeiramente o termo técnico dado para e-commerces de atacado, também veremos alguns dados do crescimento do comércio eletrônico para atacado, e também como abrir uma loja virtual para atacado.
Vamos lá?
O que é e-commerce B2B?
E-commerce B2B, é o termo técnico dado para o mercado de vendas online para atacado. É uma loja online que vende produtos ou serviços para outras empresas. Ou seja, ao invés de atender um consumidor/usuário final, aquele que irá realmente consumir o produto, essas empresas vendem para outras pessoas jurídicas – que podem comprar em grande quantidade para consumo próprio, para revender, entre outras aplicações.
Então agora você já sabe, se você faz vendas para atacado online, o nome dado para esse tipo de transação é: B2B — business-to-business (negócio-para-negócio).
O e-commerce para atacado tem particularidades diferentes dos e-commerces que vendem para um consumidor final, características como, reposição e quantidade de estoque, formas de pagamentos, formas de entrega e etc.
As lojas virtuais que fazem vendas para um consumidor final, tem vendas pontuais, o cliente compra uma vez, se gostar, volta a comprar um tempo depois. Já no e-commerce B2B, as compras são mais recorrentes, já que neste caso você que é o fornecedor! As compras são feitas por pessoas que irão vender aqueles produtos para um consumidor final, ou seja, você que gera o estoque para essa pessoa/empresa.
Crescimento do e-commerce de atacado
Como já dito, o crescimento das vendas online para o mercado de atacado só crescem com o passar dos anos.
De acordo com uma pesquisa feita pela E-Consulting, o índice B2B Online (B2BOL) mostra que o comércio eletrônico B2B tem previsão de faturar R$ 2,39 trilhões até dezembro 2022 no Brasil. Um aumento de 17,1% em relação ao ano passado, que fechou o período arrecadando R$ 2,04 trilhões.
Ainda comprovando através de pesquisas, de acordo com a Forrester, em 2017, revelou que 43% dos clientes B2B preferem comprar do fornecedor e que 20% estariam dispostos a pagar um pouco mais por isso. Em 2017, o segmento B2B faturou US$ 889 bilhões, 82% da venda é indústria.
Como abrir uma loja virtual para atacado?
Se você já é um atacadista, e já possui seus produtos e clientela, o 1º passo a ser tomado é ir atrás da plataforma que irá operar sua loja virtual para atacado, as características de um e-commerce de atacado, são um pouco diferentes das de um e-commerce para varejo, e por isso a escolha da plataforma é um passo muito importante.
Plataforma de e-commerce para atacado
Desde a visualização da vitrine, condições financeiras, cadastro de produtos, fluxo de pagamento, regras de negócios, comissionamentos, regras fiscais – tudo é diferente do e-commerce de varejo.
A Cetro para loja atacado
Com a Cetro, você terá 2 lojas funcionando em apenas um ambiente, ou seja, você poderá com apenas 1 loja, vender tanto para atacado quanto para varejo.
Na loja para atacado, você terá uma aba de cadastro, onde seus revendedores se cadastrarão, e logo após o login feito, todos os preços automaticamente já serão atualizados para o valor de atacado.