Cetro SitesCompras online Compras online: algo que deve continuar pós pandemia
compras-online-a-modalidade-que-deve-continuar-pos-pandemia

Compras online: algo que deve continuar pós pandemia

O comportamento dos consumidores precisou mudar durante a quarentena. Sem a opção de comprar em lojas físicas na maioria das categorias e a recomendação de evitar sair de casa, os brasileiros aumentaram consideravelmente suas compras online e passaram a usar mais meios digitais de pagamento. Quando a pandemia acabar, muitos desses novos (para alguns) hábitos serão mantidos, gerando mudanças definitivas no comportamento do consumo.

De acordo com o estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna, a crise do Coronavírus fez com que a transformação do varejo se tornasse prioridade para poder manter os negócios em operação.

O consumidor, ao ter que fazer o isolamento social, rapidamente mudou seus hábitos de compra e abraçou as ferramentas digitais. “Os consumidores estão cientes do risco de contaminação ao sair de casa e, por isso, ainda que saiam às ruas para comprar itens essenciais, têm apresentado um comportamento mais digital, usando apps para compra e pagamento, por exemplo”, analisa Eduarda Terra, presidente da SBVC.

O estudo mostra que 61% dos consumidores que compraram na internet durante a quarentena amentaram o volume de compras online devido ao isolamento social. Em 46% dos casos, esse aumento de compras foi superior a 50%. O grande destaque da pesquisa foi a compra de alimentos e bebidas para consumo imediato por delivery, que cresceu para 79% dos entrevistados.

Maiores prazos aos consumidores

Com o aumento da demanda no e-commerce, os prazos de entrega aumentaram. O estudo mostra que 69% dos consumidores notaram prazos mais elásticos, mas 57% consideram aceitável esse aumento. Somente 11% dos consumidores deixaram de comprar online devido ao prazo de entrega.

“Nesta quarentena, as compras de muitas categorias passaram a ser mais planejadas e, com isso, um prazo de entrega mais alongado se tornou aceitável. A satisfação dos clientes, na faixa de 80%, mostra que o e-commerce vem conseguindo absorver bem o aumento de demanda”, analisa Terra.

Ao experimentar o e-commerce em diversas categorias, os brasileiros estão efetivamente mudando seu comportamento de consumo. Mais da metade (52%) dos entrevistados está fazendo mais compras online em sites e aplicativos durante a quarentena e 70% pretendem continuar comprando mais online do que faziam antes do Covid-19.

“Está havendo uma mudança real de comportamento e empresas que conseguirem se relacionar bem com os clientes neste momento terão uma grande vantagem no pós-crise”, avalia o presidente da SBVC.

Metodologia

O estudo entrevistou 1.000 consumidores em todo o país, além de avaliar a satisfação de compra no ambiente online. Dos respondentes, maioria são mulheres (54%), casados (as) (47%), possuem em média 30 anos de idade e possuem atividade remunerada (76%). Pouco mais da metade (54%) reside na região Sudeste do Brasil, concentrando-se no estado de São Paulo (34%).

Quais as vantagens de fazer compras online?

Fazer compras online se tornou algo comum para muitas pessoas durante a quarentena. Muitos dos que já tinham esse hábito, passaram a comprar mais pela internet. Enquanto outros, que nunca tiveram essa experiência antes, resolveram ter. Como diz a pesquisa citada anteriormente, esse novo hábito tende a continuar. Porém, as vantagens de fazer compras online já eram grandes antes da pandemia, ou seja, essa crise apenas fez com que novos consumidores se adequassem a esta modalidade de compra.

Se você ainda tem dúvidas a respeito das vantagens de fazer compras online, confira, a seguir, uma lista com 8 benefícios de comprar pela internet. Após isso, com certeza você irá mudar de ideia e entrará para o time dos novos consumidores.

1 –  Preços são mais baixos do que nas lojas físicas

Normalmente, os preços dos produtos vendidos online são mais baratos. Isso acontece por que as lojas virtuais têm muitos concorrentes, mais do que as lojas físicas, e também não há gastos com aluguéis de ponto, pagamento de vendedores, decoração de loja e etc.

Tudo fica resumido a um site com um administrador, produtos e um sistema de pagamento e logística.

2 – Cupons de desconto

Aquilo que você barganha com o vendedor ou gerente na loja física, na internet chama-se de cupom de descontos. Há muitas lojas virtuais que oferecem cupons promocionais com descontos de 5% a 50%, basta procurar.

É uma modalidade que vem ganhando espaço, pois você não precisa ficar implorando, como acontece em uma loja física, para pedir um desconto.
Nas compras online, é bastante fácil de conseguir, pois muitas vezes ele é oferecido pela própria loja ou em algum site especializado em cupom.

3 – Formas de pagamento variadas

Quem nunca passou por uma situação em que o cartão não foi aceito? Na compra pela internet não há este problema. Além de cartão, são utilizadas outras formas de pagamento, como transferência bancária, boleto e sistemas de pagamento como PagSeguro, Paypal, entre outros.

E se você não gostar do produto, seu dinheiro é devolvido. Algo que é muito difícil de acontecer em uma loja física.

4 – Mais privacidade

Produtos que precisam de mais privacidade para serem comprados, podem constranger o comprador, como remédios íntimos, lingerie e outros. É só realizar a compra e receber seu pedido embalado discretamente na porta da sua casa, ninguém saberá o que tem dentro do pacote.

5 – Economia

Os produtos nas lojas online sempre costumam ter preços menores. Isso faz sentido, porque uma loja virtual tem custos bem mais baixos de manutenção do que uma loja física e não há tantas despesas para manter um ponto. Assim, os produtos podem ser vendidos de forma mais barata.

Há uma grande diferença de preços entre lojas físicas e online. Há relatos de produtos com mais de R$ 2.000,00 de diferença quando comprados parcelados em uma loja física pelo carnê.

O estoque também é bem mais variado em uma loja na internet do que em uma física, tanto em modelos, quanto em cores e tamanhos.

6 – Facilidade e comodidade ao comparar preços

Quando você vai comparar preços em uma loja física, você precisa fazer uma peregrinação de loja em loja, andar, pesquisar e se cansar.

Na internet há a vantagem de se ter mais facilidade para comparar rapidamente preços em poucos minutos, e em várias lojas através das buscas. E quanto mais informações você tiver do produto que você quer comprar, melhor, mais rapidamente você o encontrará.

Há buscadores, como o Buscapé, que reúnem diversas lojas sobre determinado produto com informações detalhadas e preços dos últimos dias, semanas e meses.

7 – Conforto na hora de comprar

Esta é uma das maiores razões para muitos optarem pela compra online: comprar e receber o produto no conforto de sua casa ou escritório, sem precisar enfrentar trânsitos e filas.

8 – Maior variedade de produtos

Muitas lojas virtuais contam com uma grande variedade de produtos, preços e marcas em um mesmo site. Isto é para facilitar a realizar conversões, pois se um consumidor encontrar tudo que ele precisa em um só lugar, não há necessidade de lidar com diferentes preços de frete ou sair da loja em busca do produto em outro lugar.

Outro ponto importante a salientar, é que muitos têm a ilusão de que as coisas na internet são caras e que o melhor é comprar nos grandes mercados, hipermercados e lojas físicas, pois são mais baratos e é mais cômodo, por ser perto de casa e etc.

Mas nem sempre isso é verdade, primeiro, porque em tempos de pandemia não é recomendável sair para fazer compras que não sejam essenciais. Segundo que, ao sair, você gasta tempo, locomoção, combustível, além de precisar enfrentar filas, aglomerações, estacionamentos lotados e etc. Não vale a pena.

Nas lojas online você não precisa enfrentar nada disso, além de contar com uma variedade muito maior de produtos e facilidade de pagamento, o que torna ilimitada e confortável a experiência de comprar.

Por esses e por inúmeros outros motivos que a compra online é a melhor opção, não apenas nesse período de pandemia, como, em qualquer época do ano ou ocasião. Essa facilidade precisa ser explorada e adotada por consumidores que ainda não possuem este hábito, pois essa modalidade veio para simplificar nossa vida e economizar nosso valioso tempo.

Loja virtual para quem ainda não vende pela internet

Se você tem uma loja física e ainda não vende seus produtos na internet ou pensa em vender através do sistema dropshipping (venda de produtos sem ter estoque próprio), essa é a hora de investir em uma loja virtual e lucrar com a venda de produtos online. Para você ter sua loja virtual, nós podemos te ajudar (e muito). Entre em contato conosco que, em poucos dias, sua loja pode estar no ar, encantando consumidores. Acesse Cetro Sites para saber mais ou entre em contato agora mesmo. Estamos prontos para fazer da sua loja virtual, um grande sucesso.

Veja também:

Aspectos legais do e-commerce
E-commerce: tributação e práticas
O futuro do e-commerce no Brasil é promissor
Especial varejo: o crescimento do e-Commerce no mundo

Sobre Nós

Com mais de 15 anos de Experiência em Marketing, a Cetro Sites é uma Agência que nasceu com um único objetivo, fazer os Sites mais Incríveis do Brasil, baseando-se em metodologia inédita de criação e desenvolvimento, usando as melhores práticas e o que existe de mais moderno no Mundo.
Saiba Mais

Cetro Sites

contato@cetrosites.com.br

44 9 8425.5555

Redes Sociais

Links Úteis

Formas de Pagamento

Precisa de ajuda? Converse conosco