Criação de sites: tudo que você precisa saber
A criação de sites é o estágio mais importante numa estratégia de Marketing Digital. Para que você saiba como criar um para a sua empresa com foco em resultados de negócio, continue a leitura deste post.
Quando uma empresa planeja levantar novos meios de prospecção de negócios, o digital não pode estar de fora. Para dar início a ele, é necessário saber como funciona o processo de criação de sites, seja a partir do WordPress ou outro CMS.
Aliás, apesar de, hoje em dia, haver diversas plataformas capazes de criar sites em poucos cliques no conhecido método do “arrasta e solta”, existem pontos que devem ser considerados para que o site se torne um forte representante da sua empresa e levantamos aqui neste artigo os principais:
Entendendo melhor sobre a criação de sites
- Qual é a importância da criação de site para empresas?
- O que é preciso para ter um site?
- Como é o processo de criação de sites para empresas?
- Quais são as vantagens da criação de site?
- O que deve ter em um site?
Qual é a importância da criação de sites para empresas?
Para realizar uma estratégia de Marketing Digital, é necessário que as ações sejam aplicadas nos canais online em que o seu público está inserido. Esses canais são bem variados: blogs, redes sociais, e-mails, entre outros. Mas, o principal deles é o site.
A estratégia digital precisa estar relacionada aos seus objetivos de negócio, tanto qualitativos quanto quantitativos. Quando falamos em quantidade, nos referimos às oportunidades de vendas que o seu site possa oferecer.
Mesmo que o seu site não seja uma loja virtual, é possível gerar receita por meio de um site institucional, por exemplo. O importante é que os conteúdos produzidos nele sejam pertinentes às pessoas que os acessam.
Para que isso ocorra, é necessário que o seu site tenha uma boa visibilidade online, ou seja, estar presente entre os primeiros resultados dos buscadores como o Google. Isso é bastante desafiador, pois é preciso conhecer bem as técnicas de SEO e aplicá-las.
Ao fazer isso, uma vez que as pessoas façam buscas na internet ao digitarem termos específicos (que chamamos de palavras-chave) e elas encontrem o seu site, maiores serão as chances de que parte delas se transforme em clientes.
Dessa maneira, o seu site passa a gerar as oportunidades de negócio que a sua empresa tanto quer conquistar. Por isso, é importante que ele tenha CTAs em pontos estratégicos convidando os visitantes a comprarem o seu produto (se a sua oferta for uma venda simples) ou falar com um consultor comercial (caso se trate de uma venda complexa).
O que é preciso para ter um site?
Antes de começar o processo de criação de um site, é preciso fazer duas aquisições: domínio e servidor. Vamos ver quais são as importâncias de cada um.
O que é o domínio de um site?
O domínio é a URL que deve ser inserida na barra de endereços para acessar o seu site. Por exemplo, o domínio da Cetro sites é cetrosites.com.br de modo que, toda vez que alguém faz a inserção dele no navegador, tem acesso ao conteúdo do site.
A escolha do domínio é importantíssima no seu planejamento digital, pois ele precisa ter conexão com a sua empresa, de preferência o mesmo nome dela.
Para saber se esse nome está disponível, você pode recorrer a sites como o RegistroBR que oferece a venda de domínios .com.br ou outros que vendam domínios .com.
Eles têm em sua página principal uma barra de busca para consultar se o nome que você deseja dar ao seu site está disponível para compra.
O que é o servidor de hospedagem de um site?
O domínio é o comando que dá acesso ao site, mas todo o seu conteúdo precisa estar armazenado em algum lugar da web, certo? Para isso existe o servidor de hospedagem.
Portanto, todos os seus conteúdos textuais, imagens, vídeos, arquivos e afins são guardados. A exemplo do domínio, a contratação também é anual e os preços vão depender do tipo de hospedagem necessária para o seu site. Basicamente, existem dois tipos de hospedagem: compartilhada e dedicada.
A hospedagem compartilhada, como o próprio nome diz, oferece um espaço na web que você compartilha com outros usuários, sendo uma opção viável para sites iniciantes que ainda não recebem muito tráfego. Já a hospedagem dedicada traz um espaço só pra você, sendo a opção apropriada para sites que já recebem muitas visitas.
Como é o processo de criação de sites para empresas?
É fundamental que o site tenha a identidade da sua empresa. Por essa razão, é comum que donos de negócio recorram à um programador que possa desenvolvê-lo com base nesse critério. Nesses casos, o processo de criação de sites costuma ter os seguintes passos abaixo.
Passo 1: atendimento
O primeiro passo é o atendimento, isto é, o contato que você tem com a pessoa responsável pela venda e quem irá dar as coordenadas para a criação do site. Nessa reunião, você deverá informar as necessidades do seu negócio que o site precisa suprir para que o desenvolvedor possa dizer qual é o trabalho mais adequado e o orçamento.
Passo 2: criação do site
Em seguida, começa a criação. Após uma reunião entre o responsável pela venda com a equipe e, também, uma conversa da equipe com o cliente, é possível iniciar a criação do site.
Nesta etapa também é definida a parte visual do site que inclui as cores, tipologia, organização do menu, botões, entre outros itens que os visitantes verão ao acessarem o site.
Passo 3: programação
Agora começa o trabalho nos bastidores. A programação (também chamada de back-end) envolve estruturar os códigos que dão funcionalidades ao site, ou seja, é diferente da parte visual (chamada de front-end).
Esta parte do trabalho é mais complexa e específica. Embora alguns empreendedores consigam criar sites sem ter conhecimentos de programação, se o desenvolvimento requerer trabalhar o código, é melhor delegar a quem saiba fazer isso.
Passo 4: conteúdo
“O conteúdo é rei”. Essa frase cunhada por Bill Gates em 1996 perpetua até hoje no universo do Marketing Digital. Afinal, por mais que o seu site tenha um visual incrível e um código limpo, não terá muita eficiência se o conteúdo não for muito bom.
E se você estiver se perguntando o que é um bom conteúdo, a resposta é simples: aquele que é útil e relevante para o seu público-alvo.
Por isso, apesar do conceito ser simples, a produção requer a construção de uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
Passo 5: aprovação
O último passo é a aprovação, o momento em que o programador apresenta o site a você. Se algo estiver em desacordo com a sua expectativa, pode ser feita uma solicitação de ajuste. Do contrário, o site é entregue e você pode, por fim, divulgá-lo ao mundo para começar a girar mais negócios.
Quais são as vantagens da criação de sites?
Agora que você sabe quais são as etapas da criação de um site, vejamos os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.
Presença online
Um site faz com que você esteja presente na internet e este é o primeiro passo para conquistar novos clientes. Afinal, se outrora os consumidores costumavam ir até as lojas para obter informações e tirar dúvidas sobre os produtos, hoje muitos o fazem online.
Isso faz com que a decisão de compra seja mais cuidadosa, pois as pessoas examinam detalhadamente cada produto ou serviço a fim de escolher o melhor. Por isso, o seu site deve trazer todas as informações a respeito da sua oferta.
Alcance do público em qualquer momento da jornada de compra
Embora uma das finalidades do site seja informar o público sobre o que a sua empresa oferece a fim de convencê-lo a comprar, e quanto às pessoas que ainda não sabem que precisam do seu produto? Elas também são importantes para a sua prospecção comercial, pois a jornada de compra (também chamada de funil de vendas) de um cliente é composta por três etapas:
- topo do funil: momento em que a sua persona descobre ter um problema;
- meio do funil: etapa em que a persona busca soluções para o problema;
- fundo do funil: aqui, ela descobre quem pode resolver o problema que tem.
Os conteúdos do site que falam a respeito do seu produto ou serviço são do tipo fundo de funil. Portanto, os conteúdos de topo e meio de funil devem ser publicados num blog (de preferência dentro do domínio do seu site) a fim de informar e educar o seu público e, assim, conduzi-lo ao fim da jornada de compra ao consumir a sua oferta.
Aumento das vendas
Conforme a performance do seu site aumenta, como consequência, as vendas também tendem a crescer. Vejamos um exemplo que ilustra bem essa colocação.
Imaginemos uma loja física localizada numa rua onde não transitam muitas pessoas. Por conta disso, a loja recebe poucos frequentadores e pouquíssimos clientes.
Porém, um dia, a rua passa a receber mais movimento e, como consequência, mais pessoas visitam a loja e as vendas aumentam. Assim é o mundo offline e o online não é muito diferente.
Quanto mais visitas o seu site receber, maiores chances ele tem de aumentar as vendas. Claro que o acompanhamento da sua estratégia de Marketing Digital é necessário para se certificar de que essas visitas sejam qualificadas, ou seja, pertençam a pessoas interessadas no seu produto.
Autoridade digital
Como os consumidores hoje têm mais opções de escolha, eles certamente vão comprar de quem tiver maior destaque no mercado. E como suas buscas pelo melhor produto são feitas na internet, um site profissional tem papel fundamental.
Afinal de contas, quando ele precisar decidir entre uma empresa que tem todas as informações organizadas, além de um bom posicionamento online, e uma que sequer tem site, qual você acha que ele vai escolher? Certamente a primeira por conta da autoridade online que ela tem.
O que deve ter em um site?
Apesar de sites possuírem diferenças entre si, alguns pontos em comum não podem faltar e listamos aqui os principais.
URLs amigáveis
Vamos supor que uma empresa ofereça o serviço de segurança predial e tenha uma parte do site dedicada a isso cuja URL é:
nomedosite.com.br/para-o-bem-estar-de-todos-invista-em-seguranca-precial
Ficou longo, não é mesmo? Por isso, a URL ideal – e amigável – seria:
nomedosite.com.br/seguranca-predial
Assim, ela fica mais agradável aos olhos do seu leitor e otimizada para o algoritmo saber qual é a ideia principal desta parte do site.
Menu
Geralmente localizado na parte superior do site, ele traz todos os itens da sua empresa para que seus visitantes possam navegar por eles.
Blog
Tal como apontamos neste artigo, existe uma diferença entre site e blog de modo que é estrategicamente importante você ter ambos.
Informações de contato
Uma vez que o visitante conheça a sua empresa e se interesse pela sua oferta, ele quererá fazer contato com você, certo? Portanto, deixe todas as informações numa seção dedicada do menu.
SEO
Para que as pessoas encontrem o seu site a partir de motores de busca, é essencial que ele esteja otimizado para SEO. E, para isso, você precisa conhecer as principais técnicas a respeito.
Botões de redes sociais
Ao encontrar um conteúdo interessante no seu site ou blog, é comum que os visitantes queiram compartilhá-los nas redes sociais. E se os botões estiverem lá para facilitar essa ação, melhor!
Design responsivo
O Brasil tem mais de 230 milhões de celulares ativos no país, um número maior que o da população brasileira. Por essa razão, é necessário que o seu site tenha um design responsivo.
Rapidez
Sabe quanto tempo, em média, as pessoas costumam esperar pelo carregamento de um site? 3 segundos. Portanto, faça o teste para se certificar de que o seu está dentro dessa média.
Conclusão
Conforme você pode conferir durante a leitura deste artigo, a criação de sites é fundamental para a estratégia de uma empresa, pois o site é o principal canal digital voltado a atrair o público certo e convertê-lo em oportunidades de negócio. Sabendo disso, o que você está esperando para criar o site da sua empresa? Se é uma empresa séria e comprometida, lhe apresentamos a Cetro Sites. Uma referência em criação de sites para empresas. Entre em contato com a Cetro para criarmos o site da sua empresa, será um prazer fazermos parte desde projeto.