Desenvolvimento de site: Informações importantes
Em primeiro lugar, todo mundo que inicia um novo negócio projeta-o para o sucesso. Pensando assim, por que você se contentaria com um site da sua empresa que não fosse igualmente projetado para ser bem-sucedido? Muitos empresários cometem o erro de pensar que o caminho das plataformas populares “faça você mesmo”, como Wix, entre outras, seja uma solução boa, mais rentável e fácil do que contratar uma empresa de desenvolvimento de site.
Os sites pobremente construídos e não otimizados não atraem clientes e não são muito percebidos pelos motores de busca. Basta dar uma olhada nos melhores sites de negócios por aí. As possibilidades são de que eles foram reunidos por profissionais da web.
Vamos mostrar a importância de ter o desenvolvimento de site da sua empresa feito de forma profissional, enquanto você se dedica ao seu negócio!
Desenvolvimento de site profissional
Há muitas plataformas e aplicativos para criação de sites hoje em dia. Algumas são muito simples de usar. O Wix é um dos exemplos mais conhecidos. Mas, será que elas são ideais para o seu negócio?
Entenda: não estamos menosprezando essas ferramentas. Elas são fantásticas e permitem que a internet se torne mais democrática, dando possibilidade de todos terem o seu site. E quando falamos em sites pequenos e pessoais, certamente elas são uma ótima opção.
Mas o nosso foco não são pequenos sites pessoais, e sim sites corporativos, cujo propósito é vender o seu produto ou serviço. Atualmente, não existe meio que comunique com maior precisão do que um site para o seu negócio.
O desenvolvimento de site para empresas envolve muito mais do que os recursos básicos oferecidos pelas plataformas DIY (Do It Yourself). Na realidade, os aspectos principais de um site corporativo precisam ser feitos de maneira totalmente customizada. E isso só é possível por meio de uma empresa capacitada para atender a essa demanda.
Conheça alguns aspectos vitais de um bom site profissional:
1. Consistência de marca no Desenvolvimento de site
Sua marca é nada menos do que a face pública da sua empresa. Isso ajuda os clientes a decidirem se devem ou não confiar em você como um negócio. Ela também impulsiona o seu marketing, garantindo que, quando as pessoas pensam em seu site, tenham uma imagem clara de quem você é e o que você faz.
Dessa forma, seu site oferece aos seus potenciais clientes aquela primeira impressão da sua marca. Ele define o tom que vai conduzir todas as demais comunicações e interações que você terá com seus clientes.
Uma empresa de desenvolvimento de site vai trabalhar com você para certificar-se de que seu novo site corresponde à sua marca e transmite adequadamente o seu negócio.
2. Design Responsivo
Segundo o IBGE, atualmente o smartphone é o veículo mais utilizado para acessar a internet no país. Levando isso em conta, ter um design altamente responsivo deixou de ser opção há anos para se tornar um dos requisitos básicos de um site.
O termo “responsivo” significa justamente isso: o design do site “responde” a qualquer tamanho de tela e/ou dispositivo.
Um design de site responsivo é otimizado em plataformas para que ele funcione igualmente bem tanto em um dispositivo móvel quanto em uma tela de computador, além de ranquear melhor nas posições dos principais motores de busca, como o Google.
Um desenvolvedor web profissional sabe como fazer isso de maneira eficaz. Investindo em um design responsivo desenvolvido profissionalmente, você ajuda a construir sua marca como uma que esteja em sintonia com as mais recentes tecnologias e as necessidades do seu cliente potencial.
3. User Experience (UX)
Quando falamos em design, muita gente pensa que se trata somente do visual. De fato, por mais importante que seja um visual agradável, que saiba comunicar sua marca, o design de um site vai muito além do seu layout.
Como dissemos no tópico anterior, a responsividade é um dos aspectos do design que se tornaram vitais para qualquer website.
Outro elemento extremamente importante de um site corporativo diz respeito à usabilidade, à experiência que o usuário tem ao “manusear” o seu portal. A isso denominamos UX Design, ou User Experience Design. É o UX que vai dizer se o seu site é fácil de mexer, se tem boa navegabilidade, se é rápido.
Se sua página leva mais do que 3 segundos para carregar, você está correndo o risco de perder clientes. As pessoas não têm mais paciência para páginas “à manivela”.
Uma empresa de desenvolvimento de site tem a expertise que garante que seu site esteja funcionando na melhor velocidade, não apenas no lançamento, mas em uma base contínua (mesmo quando o tráfego direcionado a ele continua a crescer). Isso garante que toda vez que alguém visita seu site, ele esteja operando a uma velocidade condizente.
4. Suporte Técnico
Provavelmente, a maioria das pessoas não imagina o trabalho que é manter um website. Muitos pensam que se trata de um negócio do tipo “feito e pronto”. Não é! Um site exige manutenção constante, acompanhamento diário, mensuração, armazenamento de dados etc.
O uso de uma empresa de desenvolvimento de site dá acesso aos serviços de um webmaster. Um webmaster é encarregado de manter seu website atualizado, livre de erros e operando a uma velocidade máxima.
A conclusão é que, a não ser que você seja um técnico habilidoso, você não conseguirá lidar com o seu site corporativo de uma maneira 100% eficaz. Isso que nem consideramos o tempo que deverá investir nisso.
E, cá entre nós, desde quando empresários têm tempo para se dedicar a assuntos técnicos? O seu foco dever estar nos resultados financeiros, nas conversões, no desempenho do seu negócio como um todo. Deixe os assuntos técnicos para o suporte técnico, preferencialmente uma empresa confiável.
5. Otimização SEO
Se você já “joga” o jogo de marketing digital há tempo suficiente, certamente já ouviu o termo SEO (Search Engine Optimization). Essa técnica é o veículo que o leva ao topo dos resultados de pesquisa do Google.
SEO é uma estratégia complexa e complicada, e saber a melhor forma de lidar com ela não é algo que se aprende da noite para o dia. E se você não entende a importância disso para o seu site, imagine o seguinte: se você tem uma loja física, a simples fachada dela de frente para a rua é o bastante para que as pessoas que por ali transitam tomem conhecimento da sua existência.
Por outro lado, a internet é um mundo diferente. Você precisa aparecer para o seu possível cliente. Não existe uma “fachada” brilhando em neon e convidando-o a entrar no seu site. O melhor modo é estar bem posicionado no Google, que é onde a maioria das pessoas procuram o que querem na internet. Você sabe quantas pessoas vão até a segunda página de resultados para uma busca desse tipo? Confira os números abaixo:
A maior parte dos usuários clicam nos 3 primeiros resultados, e já encontram o que buscam. Para ser ainda mais específico, esta é a taxa média de CTR (click through rate) por posição nos resultados orgânicos:
- Primeira posição: recebe 30% dos cliques
- Segunda posição: recebe 15% dos cliques
- Terceira posição: recebe 10% dos cliques
- Quarta posição: recebe 6% dos cliques
- Quinta posição: recebe 4% dos cliques
As empresas de desenvolvimento de site são especializadas em otimizar um site para os motores de busca. Elas sabem como usar as palavras-chave e os links adequados para direcionar o tráfego para seus produtos e serviços, ao mesmo tempo que lhe fornecem um site fluente e usável.
Tire o máximo de proveito do Desenvolvimento de site
Seu site é muitas vezes sua primeira impressão para os clientes. Ou seja, a sua primeira plataforma de marketing e a primeira coisa em que as pessoas vão pensar quando recordam a experiência com o seu negócio.
Então, você vai querer se certificar de que ele seja de alta qualidade. A contratação de uma empresa de desenvolvimento de site certamente vai garantir que você faça isso enquanto usa seus recursos da maneira mais sábia possível.
Nossos sites são totalmente responsivos e 100% personalizados para cada empresa de acordo com suas necessidades e setor de atuação.
Ao contratar uma empresa para desenvolver seu site e sua estratégia de negócio, você vai poder focar totalmente no que realmente importa, ou seja, na execução de um negócio bem-sucedido.
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