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O que é SEO e qual sua importância para um site?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e práticas que visam posicionar determinado site em buscadores, como Google, Bing e Yahoo. Essas técnicas atuam na otimização de diversos elementos de um site, aumentando sua autoridade, relevância e performance.

Estar bem posicionado e/ou ranqueado em buscadores como os citados acima, é uma importante exigência para sites de empresas e lojas virtuais conseguirem ter mais visibilidade na internet e transmitir confiança quando uma pesquisa sobre sua marca ou segmento for realizada. De acordo com instituições como a Abradi, 93% dos processos de compra online começam nos famosos buscadores. Então, nesse mercado, a frase “quem não é visto não é lembrado”, se encaixa perfeitamente. 

Um estudo da Relevance ainda aponta que a primeira e mais desejada posição na busca orgânica do Google recebe 18,2% de todo o tráfego. Enquanto a segunda, a terceira e a quarta colocação recebem 10,1%, 7,2% e 4,8%, respectivamente, fazendo com que os outros resultados fiquem com apenas 2% do tráfego, evidenciando a extrema importância do ranqueamento orgânico. Para aparecer no topo dessa lista é preciso fazer um trabalho de SEO consistente e muito bem planejado. Trata-se de uma espécie de investimento a longo prazo que dá resultado, por isso vale tanto a pena. 

Agora, vamos entender como é feito o trabalho de SEO e qual a importância dele para o seu site. Confira a seguir:

Como funciona o SEO e sua importância

Funcionamento do motor de busca

Os motores de busca indexam e rastreiam endereços existentes na web e exibem os resultados de busca de forma automatizada. Dessa maneira, para criar estratégias de SEO e conseguir um local de destaque, é necessário aprender como os algoritmos são lidos e interpretados por esses buscadores. 

Técnicas de SEO 

Os sites que trabalham eficientemente o SEO, geralmente são encontrados na primeira página das pesquisas de buscadores. Seguir a risca algumas recomendações de otimizações on-page e off-page é fundamental para quem quer ver sua página bem posicionada e recebendo bastante visitas.

O uso correto das palavras-chave

O pontapé inicial é elencar palavras-chave que levarão pessoas a sua página. Tais palavras precisam ser relacionadas ao seu nicho de mercado e devem estar entre termos com grande volume de pesquisa. Para escolher as keywords, consulte o Google Analytics e faça um histórico dos termos de busca desejados, para checar se eles geram tráfego orgânico.

Títulos com palavras-chave 

Os títulos devem sempre conter as palavras-chave escolhidas. Os motores de busca priorizam elementos como título, subtítulo e trechos em negrito por considerá-los mais relevantes. 

Conteúdo relevante para o usuário

Conteúdo é tudo! Esse elemento é decisivo para ranqueamento de uma página. Sites com muito conteúdo exclusivo que recebem referências apresentam muito mais chances de bom posicionamento do que os que replicam conteúdo ou não investem na produção. 

Critérios para criação de conteúdo para SEO

Três critérios são de máxima importância para a criação de conteúdo para SEO: relevância para aparecer nas consultas, credibilidade para ser considerado pelos leitores e autoridade para ser visto como referência na web. 

UX

Além das palavras-chave e o conteúdo relevante, os buscadores avaliam também a experiência oferecida pelo site a seus usuários. É levado em consideração desde se o site é responsivo (se adaptam perfeitamente a diferentes tipos dispositivos) até o tempo em que o usuário navega nele. Está cada vez mais óbvio que os buscadores estão focados no usuário, então o trabalho de SEO deve ser realizado para garantir a melhor experiência possível a ele.  

Link building 

A construção de link ocorre quando outros sites fazem referência ao seu, publicando conteúdo com links que direcionam a seu site. O algoritmo do Google entende que quanto mais direcionamento sua página tem, mais relevante ela é. 

URL confiável 

Para que os usuários sintam confiança em seu site e para que fique mais aparente para os robôs de busca do Google, é preciso ter uma URL que possibilite a compreensão do conteúdo. Então, em vez daquela URL poluída, repleta de números, códigos e traços, deixe-a autoexplicativa, com uma palavra-chave ou o título do conteúdo que é encontrado nela. 

Roi em SEO 

Uma pesquisa realizada pela Econsultancy/Adestra revelou que 32% dos profissionais consideram o ROI em SEO excelente, deixando a estratégia em primeiro lugar no quesito retorno sobre investimento, a frente de métodos bem conceituados como e-mail marketing e links patrocinados.

Para medir o ROI, faça uma estimativa do tráfego que você geraria com determinadas palavras-chave em um período de sua escolha. Com estes números em mãos, compare o resultado conquistado com o previsto.

Monitoramento do SEO

É recomendável que você ou um responsável confira a eficácia do trabalho de SEO periodicamente, acompanhando os resultados e investindo na produção de conteúdo de qualidade. Também é importante desmembrar conteúdos produzidos para redes sociais dos produzidos para o seu blog e site, mas mantê-los interligados por intermédio de chamadas e links de um para o outro.

Por meio do Google Analytics, é possível o monitoramento de suas fontes de tráfego de busca orgânica, viabilizando saber quais são as palavras-chave que as pessoas estão usando para encontrar seu site.

Ao estabelecer esse planejamento, fica mais fácil de identificar quais são as palavras-chave que mais levam ao seu conteúdo, simplificando o momento de produzir conteúdo direcionado ao seu público-alvo.

Black hat

Tentar fazer Black Hat (práticas ilícitas para burlar o algoritmo dos buscadores com o intuito de buscar mais indexação), além de não ser nada eficiente, pode gerar uma punição grave. As sanções determinadas pelo Google são queda do seu domínio na busca, desconsideração do algoritmo em relação a sua página ou mesmo a desindexação de seu site na plataforma.

Para evitar penalidades como essas, evite exagerar no uso de palavras-chave que não tenham relevância para seu conteúdo e nunca utilize links ocultos para enganar visitantes.

Erros comuns no trabalho de SEO

Conteúdo ruim e mal feito

Não adianta pesquisar e escolher as melhores keywords possíveis, se elas fizerem parte de um conteúdo irrelevante ou mal escrito. É fundamental que tal conteúdo seja elaborado com cuidado e atenção, uma vez que ele é uma das ferramentas de venda mais importantes de sua loja virtual ou site. 

Palavras-chave incorretas

Para otimizar seu site, é preciso escolher as palavras-chave adequadas. Elas são responsáveis diretas para ranquear melhor sua página nos buscadores. Erros nessa etapa do planejamento vão fazer você perder muitas oportunidades, além de atrair tráfego de usuários sem interesse no seu negócio.

Links que não estejam dentro do contexto

Linkar por linkar não é suficiente para otimização em SEO. Os links em seu conteúdo precisam estar dentro de um campo semântico razoável e complementar tal conteúdo, sendo relevante ao leitor. Links aleatórios vão prejudicar sua página, ao invés de otimizar.

Não usar design responsivo 

O algoritmo do Google dá preferência para os sites que tenham bom funcionamento em dispositivos móveis. Isso acontece porque a maior parte do tráfego atual vem justamente dessas plataformas. Então, um blog ou site sem design responsivo vai encontrar cada vez mais dificuldade para ser encontrado pelos buscadores.

Como fazer um bom trabalho de SEO 

Um projeto de SEO exige planejamento não só de marketing, mas de diversos setores. Por isso, o profissional que trabalha com SEO precisa ser multidisciplinar. Ele será responsável por implementar, monitorar e otimizar a estratégia estabelecida, acompanhando os caminhos e os resultados de sua campanha.

Por ser feito em várias etapas e com trabalho contínuo, o trabalho de SEO apresenta resultados em médio e longo prazo. Entretanto, o investimento se justifica em quase 100% dos casos em que existe um planejamento adequado.

É importante ressaltar que, apesar dos buscadores ditarem quais são os critérios para avaliar uma boa página e colocá-la em evidência, o seu visitante é a prioridade de suas ações. Ele será o responsável pelo sucesso financeiro de sua empresa.

Confira também: Site Profissional, a Importância de ter um

 

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