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Sem sites, algumas empresas podem se tornar invisíveis

Seria exagero dizer que empresas sem sites podem se tornar invisíveis para os consumidores? A seguir, você verá que não!

Segundo uma pesquisa realizada pela Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), 45% das empresas brasileiras não tem sites. Isso significa que quase metade das empresas ainda estão fora do meio digital, perdendo visibilidade e clientes.

Por isso, se você tem uma empresa e está adiando o momento de criar um site, responda a essa pergunta: você conhece alguma marca de sucesso que ainda não tem um site próprio?

Independente do segmento, local ou tamanho, esse é um fator determinante entre todos os negócios de sucesso. Sendo assim, um site próprio é o mínimo que uma empresa precisa para ser encontrada e transmitir credibilidade. Aquelas empresas que decidiram parar no tempo, sem sites e sem presença digital, já soam invisíveis para os consumidores.

Confira algumas objeções de proprietários de empresas sem sites

1º: “Mas meu negócio é local. Por que ter um site se não faço vendas pela internet?”

É claro que fazer mais vendas é uma das possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site. Do mesmo modo, é incorreto afirmar que um site só serve para vender online. Caso isso fosse verdade, todas as páginas da internet teriam como finalidade comercializar produtos e serviços. Mas sabemos que não é isso que acontece. Ou seja, ter um site institucional é essencial para qualquer empresa/marca.

Se o seu negócio for local, como uma clínica odontológica, um espaço de dança ou um restaurante de comida caseira, você pode usar o seu site para atrair novos clientes e se relacionar com a sua audiência.

As pesquisas do Google são amplamente utilizadas por usuários – a todo momento – que buscam soluções para seus problemas ou apenas informações. Portanto, quando alguém procurar por “clínica odontológica em São Paulo”, “espaço de dança em Curitiba” ou “restaurante de comida caseira em Porto Alegre”, um site transmitiria mais autoridade para os robôs de busca bem como passaria uma imagem muito mais profissional ao interessado do que um simples resultado contendo o endereço e o telefone. Dessa maneira, a empresa que deixa de ter um site, também deixa de ser vista e de passar credibilidade ao usuário. Pois, certamente, ele irá consultar o site daquela empresa que apareceu e, possivelmente, se tornará um cliente.

Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e o seu público – que está cada vez mais conectado e buscando tudo na internet. E, uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme em um cliente em breve ou até mesmo no futuro.

 2º: “Mas minha empresa é pequena, porque preciso de um site?”

Como citamos anteriormente, o tamanho não é uma desculpa para não ter um site. Independentemente do tamanho, um site é mais que necessário. Lembre-se de uma coisa: o site da sua empresa é como uma vitrine na internet. Ela precisa estar lá para ser vista.

Pense, agora, como consumidor. Você está viajando e faz uma parada em uma cidade que não conhece, pois está com fome e está adiantado (a) na viajem, ou seja, tem tempo para almoçar tranquilamente. Você se recorda que faz tempo que não come comida italiana e bate aquela vontade.. Qual o primeiro lugar que vem à cabeça na hora de procurar por: restaurante de comida italiana em Bauru, por exemplo? O Google, não é?

Após a pesquisa, você tem em mãos os principais resultados. Aquele restaurante do site que apareceu nas primeiras posições, muito atrativo e dinâmico, é o que você escolhe para almoçar. Enquanto, muito provavelmente, aqueles restaurantes sem sites e apenas com informações de endereço e telefone, são deixados de lado.

Viu só? É só pensar um pouco, que vemos o quão necessário é ter um site, seja qual for o tamanho da sua empresa. Afinal, atrair clientes é o que pequenos e grandes empresários querem.

3º: “Mas eu já tenho uma página no Facebook, não preciso de um site”

Uma página no Facebook é outro item indispensável, assim como o site. Porém, um canal não substitui o outro. São completamente diferentes.

As redes sociais são fundamentais para uma empresa/marca. Elas fazem parte de uma presença digital que a empresa precisa ter. Dessa forma, o ideal é que as empresas tenham sites atrativos e redes sociais que engajem. Ambos se complementam e oferecem mais informação e interações ao usuário. Além da credibilidade que transmitem.

Portanto, não pense que o Facebook ou qualquer outra rede social pode substituir um site. Procure oferecer o melhor aos usuários, eles podem se tornar seus clientes a qualquer momento. Por isso, quanto mais informação e presença, melhor é para seu negócio. Lembre-se de que empresas sem sites não sobrevivem e são invisíveis.

Bem, agora que já comentamos as objeções mais comuns entre empresas que ainda relutam em ter um site, vamos falar sobre 5 motivos para sua empresa ter um site e todas as vantagens que o seu negócio pode ter graças a isso.

5 Motivos para sua empresa ter um site

1 – Para ser encontrada pelos consumidores

Sua empresa pode ser fora de série, possuir o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade. Mas de que adiantaria tudo isso se as pessoas não encontrassem o que você faz?

Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. E, se essa pessoa estiver curiosa sobre o seu nicho ou sua empresa, não será diferente.

Se a pesquisa for sobre sua empresa, é importante que você tenha um bom e otimizado site, para que o primeiro resultado da pesquisa seja com o link para o seu site. Agora, se a pesquisa for sobre o problema que seu cliente enfrenta, é importante que você tenha bons conteúdos para que sua empresa esteja à frente dos concorrentes.

2 – Para ganhar autoridade no mercado

Se você conhece duas soluções para seu problema e só uma possui site próprio, em quem você confiaria mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fan page no Facebook?

Não queremos desmerecer as mídias sociais, elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital. O ponto aqui é que um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil social.

Com um site, sua empresa possui muito mais artifícios para promover o seu produto ou serviço. Além do mais, por meio da criação de conteúdo, você consegue provar para a sua persona que entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ela enfrenta. É um diferencial bastante eficiente nessa tomada de decisão.

3 – Para expandir o seu negócio

Qual é o objetivo do seu negócio? Você tem planos de expandi-lo? Uma das missões da Cetro Sites é auxiliar empresas que precisam melhorar seus sites ou, finalmente, ter um site, já que muitas empresas ainda são invisíveis na internet, por falta de um site.

Lembre-se de que um site, é o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente. Deixar a desejar no momento que esse potencial cliente busca pelo seu nome ou produto/serviço no Google, é fazer 0 pontos com ele e, consequentemente, perder esse cliente.

Além disso, para expandir seu negócio, sua empresa/marca precisa ser cada vez mais conhecida e a internet permite várias estratégias para isso acontecer, começando por um site. Uma dessas estratégias, é o Inbound Marketing ou marketing de conteúdo, que faz com que os clientes cheguem até você ao invés de você ir atrás deles. A longo prazo, é um processo bastante vantajoso.

4 – Para se relacionar com sua audiência

O consumidor não possui mais um papel apenas reativo ao marketing e à publicidade. É absolutamente normal que ele pesquise sobre sua marca ou seu problema na internet antes de tomar a decisão da compra. E é nesse ponto que entra o site da sua empresa.

Há várias maneiras de manter um relacionamento com seu público em seu site. E todas elas funcionam muito bem:

  • Publicar posts no blog ou materiais ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
  • Responder comentários das pessoas em posts de blogs;
  • Criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns;
  • Gravar e disponibilizar treinamentos online para clientes;
  • Ter um chat em real-time para atender aos clientes.

Citamos apenas 5, mas há muitas outras possibilidades. O importante aqui é saber que o seu site é como se fosse seu escritório virtual, por isso cada visitante deve ser tratado como estivesse visitando sua empresa.

5 – Para vender mais

Segundo as boas práticas da metodologia do Inbound Marketing, depois de atrair, converter e relacionar, é chegada a hora da venda.

E qual o papel do seu site nessa etapa? Em relação a vendas, seu site pode ser útil tanto para vendas consultivas, como para vendas self-service – lojas virtuais.

Se sua venda for consultiva, o site é um apoio ao vendedor na hora de fechar com o cliente. É fundamental que tenha uma área com as soluções e os preços de seus produtos.

Se sua venda for self-service, um site ajudará a dar escala a seu negócio ao permitir que os clientes efetuem a compra onde e quando estiverem mais confortáveis. Não importa se é feriado de Páscoa ou se são 4 horas da madrugada. A internet nunca fecha. Ou seja, com uma loja online, você não precisa se limitar ao horário comercial.

Por fim, um site próprio é o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos e se relacionar com a audiência.

Se o seu negócio ainda não possui um site, não perca tempo e entre já em contato conosco. Nós resolvemos isso rapidamente para você!

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