Cetro SitesE-Commerce Site inseguro: descubra os riscos que a sua empresa
Site-inseguro-descubra-os-riscos-que-a-sua-empresa-corre-ao-ter-um

Site inseguro: descubra os riscos que a sua empresa

Se você tem uma empresa e possui um site inseguro na rede, esse post é para você!

A seguir, vamos falar sobre todos os riscos que sua empresa, você e seus clientes estão correndo pelo fato de seu site não possuir um certificado SSL. Confira!

Para começar, como você avalia a confiabilidade do site da sua empresa com relação à segurança que ele oferece aos seus visitantes?

Atualmente, ter um website engloba mais responsabilidades que apenas disponibilizar informações em um ambiente digital.

Ter uma página na internet, implica também, no dever de zelar e assegurar a proteção de todos que por ela navegam.

Até pouco tempo, essa não era uma preocupação presente, principalmente devido ao baixo número de invasões que ocorriam. A má notícia é que esses números estão mudando rapidamente e sua empresa pode ser o próximo alvo!

Por essa razão, muitas empresas estão despertando para o problema da pior maneira possível, após terem perdido dados e até mesmo, infectado com códigos maliciosos, vírus, dispositivos de potenciais clientes que acessaram o seu website e etc.

Inclusive, segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, em parceria com a BigData Corp, 1 em cada 5 sites de e-commerce no Brasil não utiliza um certificado SSL, fazendo com que os dados dos seus clientes fiquem expostos a pessoas mal-intencionadas.

Isso apenas evidencia a importância de ter um site seguro, já que um site inseguro oferece riscos à empresa e aos seus usuários/clientes. Em contrapartida, um site seguro possibilita inúmeros benefícios a empresa e a segurança necessária para o consumidor comprar e/ou visitar o site com a garantia de que não terá seus dados roubados.

Confira, a seguir, os riscos de ter um site inseguro

1 – Invasão de hackers e roubo de informações importantes

Sem a proteção de um certificado de segurança, o seu site está suscetível a ataques de cibercriminosos, que podem invadir seu site e roubar informações importantes da sua empresa e dos seus clientes.

2 – Dificuldades em alguns meios de pagamento

As operadoras de cartões de crédito de várias redes cobram fortemente o uso dessa ferramenta (certificado de segurança), justamente para garantir a criptografia e diminuir as chances de fraudes nas transações eletrônicas.

3 – Perda de tráfego e de vendas

Os certificados de segurança passam mais confiança para o cliente e aumentam a credibilidade da sua empresa no mercado digital, diferente de um site inseguro.

Ao ter um site seguro, as pessoas não sentem confiança para comprar e disponibilizar seus dados, fazendo com que você perca tráfego e vendas.

4 – Perda de posicionamento no ranqueamento do Google

O próprio Google já afirmou que sites sem certificado SSL, perdem relevância e acabam caindo no ranqueamento.

5 – Mancha a reputação da sua marca na internet

Um site inseguro não transmite confiança aos potenciais clientes e isso torna seu site mal visto, tanto por usuários quanto pelo Google.

6 – Você se prejudica e prejudica outros negócios

Se você trabalha com e-commerce e tem um site inseguro, isso possibilita que pessoas que comprem na sua loja e tenham seus dados roubados, passem a não confiar mais em lojas virtuais, fazendo com que as mesmas não comprem mais de você e nem de outros lojistas da internet.

7 – O seu site pode ser “copiado” e usado como legítimo por golpistas

Uma das práticas mais utilizadas com essa vulnerabilidade é o phising (“pescaria”), onde um criminoso cria uma cópia de seu site e apresenta como se esta fosse legítima. Assim o criminoso pode capturar qualquer dado informado, como CPF, contas de banco e cartões de crédito.

8 – Modificação de dados

Outra prática realizada por criminosos, é a chamada de Man in the middle (“homem-no-meio”), que consiste em interceptar e/ou modificar os dados durante o trânsito de informações.

A solução para quem tem um site inseguro

Todos esses riscos e problemas podem ser evitados com um certificado de segurança. Portanto, se você tem um site, seja institucional ou um e-commerce, não “pague” para ver, ou seja, não espere quaisquer um desses problemas acontecer para instalar o SSL. Lembre-se da confiança que você transmite quando um cliente busca pelo teu site e vê que se trata de um site seguro e dos riscos que você, simplesmente, deixa de correr ao ter o certificado de segurança. Sendo assim, não espere mais para se prevenir contra os males que um site inseguro por proporcionar.

Confira também: 

Blog corporativo: por que criar um para minha empresa?;
Site seguro: Entenda a importância de ter um;
Site atualizado: a importância de realizar este trabalho.

Sobre Nós

Com mais de 15 anos de Experiência em Marketing, a Cetro Sites é uma Agência que nasceu com um único objetivo, fazer os Sites mais Incríveis do Brasil, baseando-se em metodologia inédita de criação e desenvolvimento, usando as melhores práticas e o que existe de mais moderno no Mundo.
Saiba Mais

Cetro Sites

contato@cetrosites.com.br

44 9 8425.5555

Redes Sociais

Links Úteis

Formas de Pagamento

Precisa de ajuda? Converse conosco