Site institucional: saiba porque sua empresa precisa ter um
Fazer um site institucional para sua empresa é fundamental para estar em alto nível no mundo dos negócios. O relatório anual do e-commerce, divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), aponta que os empreendedores realizaram 2.028.827 vendas (79,5% a mais que 2018), acumulando um total de R$ 457.722.344 em 2019, cerca de R$ 182 milhões a mais que o ano anterior. Dessas vendas, 22% foram realizadas através das mídias sociais.
Mesmo quando a compra não é fechada pela web, a internet tem um papel importante na tomada de decisão do cliente. Para o consumidor confiar no seu negócio, é preciso ter um site institucional seguro e que mostre credibilidade, com conteúdo relevante e uma boa plataforma de vendas. O produto ou serviço deve estar disponível em diversos canais, para aproximar o futuro comprador e transmitir confiança, seja por meio de redes sociais, blogs, lojas virtuais ou físicas.
Ainda segundo a ABCOMM, as vendas pela internet no Brasil devem crescer 16% até 2021. Portanto, o melhor caminho que os empresários devem adotar é apostar no marketing focado em relacionamento e conteúdo para construir uma relação amigável com o lead. Trabalhar com integração nas redes socias e website é o rumo mais vantajoso para quem empreende.
Como minha empresa pode fazer presença no mundo da internet?
Existem diversas formas. Pode ser através das redes sociais, criando e alimentando um blog, fazendo um site institucional, entre tantas outras possibilidades. Mas para que isso funcione comercialmente falando, é essencial estar no visível no Google, ser indexado e se possível nas primeiras posições da busca orgânica. E a melhor maneira de conseguir isso é tendo um site profissional e adotando estratégias de SEO vencedoras.
Por que devo investir em site institucional pago se há opções gratuitas?
Bom, vamos direto ao motivo principal. Quando você faz uma página em uma rede social, um perfil no Instagram, no Facebook, Twitter ou até mesmo tem um endereço em plataformas gratuitas sem domínio registrado; você está construindo uma casa em um terreno que não é seu..certo? E na vida real, ninguém faz isso se quer ter garantias de que não há chances de ser tirado de lá.
Ninguém quer correr o risco, de uma hora para outra, a plataforma ou site sair do ar e levar consigo todo o seu conteúdo ou parte dele, como comumente acontece por aí. Muito menos ser obrigado a seguir as regras deste ou daquele serviço “gratuito”.
Vale reforçarmos a ideia de que “se você não está no Google você não existe”. Exageros à parte, essa informação faz todo sentido – se você estiver apenas em redes sociais, seu conteúdo não vai estar visível nos mecanismos de busca.
Prevaleça com as redes sociais
Calma, não estamos dizendo que ter fanpages e perfis nas redes sociais e outras formas de divulgação na web seja dispensável. Muito pelo contrário, mesmo com um site institucional totalmente seu, com domínio registrado e total autonomia, você deve manter as redes sociais e usá-las de forma harmônica e otimizada para propagar seu conteúdo relevante e gerar leads.
10 Motivos para sua empresa ter um site institucional
1 – O seu negócio ficará “aberto”24 horas do dia, durante os 365 dias do ano, como uma vitrine;
2 – Apresenta uma imagem profissional – uma excelente forma de transmitir confiança e credibilidade;
3 – É possível desenvolver um marketing mais eficiente – você poderá criar anúncios mais econômicos que façam referência a seu site, assim você leva o potencial cliente para o seu site e lá você detalha ainda mais as características do seu produto ou serviço;
4 – O seu catálogo ou portfólio pode ser alterado a qualquer momento – é mais fácil, econômico e rápido de alterar que o material impresso. As suas capacidades são quase limitadas e permitem mais e melhor informação a seus clientes;
5 – Alcance novos mercados com uma audiência global – o seu mercado passa a ter o potencial para ser visto por milhões em todo mundo. Agilidade no atendimento e informação imediatamente disponibilizada – vendas e pedidos de informação, podem ser processados de forma automática e imediata.
6 – Formulários online poder ser utilizados para permitir aos seus clientes e pedidos o pedido de orçamentos ou informações adicionais. Poupe nos custos, permitindo que possam fazer download de propostas e outros documentos importantes;
7 – Recolher informações valiosas – ainda sobre os formulários online: com eles o empreendedor pode obter informações importantes sobre o mercado e seus clientes. Esta ferramenta é excelente para auxiliar ações de mercado, na hora de fazer promoção dos seus produtos ou serviços;
8 – Fortalecimento de marca – construir e consolidar uma marca de valor pode levar muito tempo e demandar um grande esforço, porém a internet pode encurtar um pouco este caminho. Para isso, o seu site institucional deve ser funcional, ter um carregamento rápido e ser útil ao usuário, ou seja, navegar pelo seu site deve proporcionar aprendizado. Todo esse conjunto transmitirá a ideia positiva sobre seu negócio;
9 – Baixo investimento – utilizar o site de uma empresa como meio de comunicação não é custo e sim investimento. Os investimentos são baixíssimos, levando em consideração o alcance geográfico, tempo de exposição e flexibilidade da manutenção. Excelente relação custo X benefício, se comparado com qualquer mídia convencional, como televisão, jornais e rádio. Vemos que o custo benefício é compensador para a empresa que investe na criação de um site institucional.
10 – Visibilidade aumentada – um site bem organizado passar a impressão de que uma empresa é maior do que ela realmente é. Isso, naturalmente, gera credibilidade no mercado que já consagrou empresas bem maiores do que a sua.
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